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Tutorial: Reflexão com Fresnel no V-Ray para Sketchup


Nesse tutorial eu vou te ensinar a configurar a reflexão de um material no V-Ray para Sketchup usando o mapa TexFresnel.

O efeito Fresnel define como um material se comporta quando reflete luz. No mundo real, são poucos os materiais que refletem a luz de forma uniforme em toda a sua superfície. Geralmente a intensidade da reflexão varia de acordo com o ângulo em que olhamos uma superfície. Sabe aquela cena do rapaz colando o rosto no capô do carro para apreciar o brilho do seu querido veículo? Pois bem, ele está deixando sua vista o mais paralela possível à superfície do capô para vê-lo com sua reflexão máxima.

Então, de forma resumida, pra você aumentar a intensidade de reflexão de um material você deve:

  1. Aplicar um layer Reflection

  2. Aplicar um mapa TexFresnel

  3. Ir aumentando o valor do IOR

Material com IOR=1

Material com IOR=1


Material com IOR=1,1

Material com IOR=1,1


Material com IOR=1,55

Material com IOR=1,55


Material com IOR=3

Material com IOR=3


Material com IOR=6

Material com IOR=6


Material com IOR=15

Material com IOR=15


Material com IOR=25

Material com IOR=25


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