Nesse tutorial eu ensino a criar Material de Porcelanato usando Sketchup e V-Ray. Nesse vídeo eu também mostro como mapear as texturas do próprio V-Ray: TexTiles, TexMarble, TexWood etc.
O grande lance em se utilizar o mapa TexTiles ao invés de uma textura pronta é que com ela nós conseguimos configurar a cor do porcelanato, o tamanho, a espessura do rejunte e principalmente, ela não fica com aquele aspecto repetitivo. Se essa é a primeira vez que você vê esse mapa em ação você pode achar um pouco complicado mas é só exercitar algumas vezes e todo esse processo se tornará bastante intuitivo. Vamos lá:
1 – Crie um layer do tipo VrayBRDF
2 – No canal Diffuse, aplique um mapa do tipo TexTiles.
3 – Em Diffuse>TexTiles, configure a cor do porcelanato, a cor do rejunte, a quantidade de peças, espessura do rejunte e principalmente COLOR VARIANCE
4 – No canal Reflection, aplique um mapa do tipo TexTiles.
5 – Em Reflection>TexTiles, deixe Color Tiles como branco, Color Mortar como preto, configure a quantidade de peças, espessura do rejunte e principalmente COLOR VARIANCE
6 – Não se esqueça de configurar também o glossiness e o Fresnel
7 – Selecione Bump e aplique um mapa do tipo TexTiles.
8 – Em Bump>TexTiles, deixe Color Tiles como branco, Color Mortar como preto, configure a quantidade de peças, espessura do rejunte e principalmente COLOR VARIANCE
Como mapear essa textura
Pra mim, a maior dificuldade desse tutorial é mapear as texturas do próprio V-Ray. No 3ds Max é bem fácil mas no Sketchup a coisa complica, vamos lá:
9 – Coloque o layer Diffuse no topo da lista.
10 – Aplique uma textura de referência e, no editor de materiais do próprio Sketchup, configure o tamanho.
11 – Aplique um mapa do tipo TexAColor e deixe com a cor branca. Assim, esse layer fica visível na viewport e invisível no render.
Pronto, com isso você deve conseguir um efeito bem legal no seu material! Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.
In english…
In this tutorial I´ll teach you how to map the V-Ray texture plugins. In this case, TexTiles.
V-Ray for Sketchup comes with a lot of great maps, usually called texture plugin. TexTiles mapping is a bit tricky on Sketchup:
1 – Create a Diffuse layer and aplly the TexTiles map. Set it up as you need. This map won´t show up in the viewport nor in the render.
2 – Create another Diffuse layer and put it on top of the layers
3 – Choose TexBitmap and select a map as reference.
4 – In the material editor of the sketchup, map it, setup the size (hell yeah, this is the main goal here)
5 – Now you need to make this layer transparent. In Transparency, apply the map ColorATexture and choose white.
That´s it. Now, the reference bitmap is shown in the viewport so you can size it but it won´t render.
Tutorial: Porcelanato no Sketchup
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