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Tutorial: Material de Mármore 2ª Parte


Nesse tutorial eu vou te ensinar a criar material de mármore utilizando a textura TexMarble.

O TexMarble é um mapa que vem com o próprio V-Ray e nos permite criar um material de mármore procedural. Pra quem não está familiarizado com o termo, “procedural” quer dizer que nós conseguimos configurar as características desse material. Ou seja, sabendo usar, o TexMarble permite que você crie infinitos tipos de mármore.

Não é difícil de usar o TexMarble mas é preciso que você conheça 2 truques. Se você não conhecer esses dois macetes você não vai conseguir sair do lugar.

>>1º Truque – Lembra-se daquela gambiarra maldita que eu ensinei no tutorial de porcelanato? Pois bem, precisamos dela mais uma vez para conseguir mapear o objeto. Basicamente:

  1. Selecione o material e adicione um layer VRay BRDF

  2. Certifique-se de que o layer Diffuse esteja SOBRE (em cima!) do layer BRDF

  3. Adicione uma textura qualquer no layer Diffuse e configure seu tamanho no editor de materiais DO SKP!

  4. Deixe a transparência do layer diffuse com a cor branca, ou seja, totalmente transparente

Se você não fizer isso você não vai conseguir mapear o objeto e não vai dar certo, sorry. Mas se você fez isso, agora é hora de aplicar o mapa de mármore. No layer BRDF, aplique um mapa do tipo TexMarble no canal Diffuse.

>>2º Truque – No mapa TexMarble, você precisa desmarcar a opção “use_3D_mapping”. Isso aí só pode ser pegadinha do malandro…

Agora você só precisa configurar o mapa TexMarble. Pra facilitar sua vida eu separei alguns dos itens mais importantes:

FILLER COLOR TEX – Define a cor do espaço entre os veios

VEIN COLOR TEX – Define a cor dos veios

VEIN WIDTH – Define a largura dos veios: Branco=máximo, Preto=mínimo

RIPPLES – Define a quantidade de vilosidades dos veios

RATIO – Define se os veios serão contínuos ou dispersos

CONTRAST – Regula o contraste do mapa: Branco=máximo, Preto=mínimo

DIFFUSION – Define o nível de detalhes entre os veios.

Tutorial TexMarble

Tutorial TexMarble


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