Nesse tutorial eu vou te ensinar a criar material de espelho no Sketchup + V-Ray e também vou mostrar como renderizar ambientes pequenos.
A teoria para criação de material de espelho é bastante simples:
1 – Coloque o canal diffuse com a cor preta
2 – Adicione um layer de reflexão
3 – Em REFLECTION>TEXFRESNEL deixe a cor do canal PERPENDICULAR em um cinza bem claro e aumente o IOR para um valor bem alto, tipo 15 ou mais
Pronto, está feito nosso material! O problema é utilizar esse material em ambientes pequenos. Por que? Por conta do reflexo…
Geralmente, para renderizar ambientes pequenos a gente deleta uma parede para a câmera poder registrar todo o ambiente. Se esse ambiente possuir um espelho, como é o caso de banheiros, temos um problema pois o espelho refletirá o ambiente sem a parede que deletamos.
Para contornar esse problema nós criamos um plano e aplicamos um material muito especial, o SKP TWO SIDED. Esse material nos permite escolher um material para ser aplicado na face frontal (normal) e outro para ser aplicado na face posterior (invertida). Se nós não escolhermos nenhum material para ser aplicado na face posterior (invertida) ela ficará 100% transparente. Com esse artifício nossa câmera conseguirá mostrar o interior do ambiente mesmo tendo um plano na frente. Afinal, a face desse plano que está voltada pra câmera está 100% transparente! E, além disso, iremos ver a face frontal desse plano sendo refletida no espelho. Sensacional, não é mesmo?!
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Tutorial:Espelho no Sketchup
Tutorial: Espelho no Sketchup + V-Ray
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