Nesse tutorial para 3ds Max, eu vou te ensinar a renderizar espelho em ambientes pequenos aonde não podemos deletar nenhuma parede para posicionar a câmera.
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Esse tutorial complementa o tutorial de espelho de banheiro para SketchUp: https://youtu.be/NUagcEK1nds
Em ambientes pequenos como escritórios e closets, um recurso que facilita o posicionamento de câmera é deletar uma das paredes. Essa manobra possibilita que posicionemos a câmera com tranquilidade e ainda melhora a iluminação do render. Mas em alguns casos, o ambiente é pequeno e possui espelho então isso não é possível. O espelho reflete a parede que deveria ser deletada.
No primeiro tutorial que fiz sobre o assunto (clique aqui se você ainda não viu), eu mostrei como contornar esse problema no SketchUp. A solução não é das mais simples, tivemos de usar um material com 2 lados, e caso houvesse objetos nessa parede, por exemplo, quadros, portas, porta toalhas etc, a solução se mostrava limitada. E todo vez que me perguntavam como resolver isso eu dizia que no 3ds Max era fácil mas que o SketchUp não tinha esse recurso. Então chegou a vez de mostrar como eu faço isso no 3d Studio.
No 3ds Max essa solução é bem mais simples:
Crie uma câmera física do próprio 3ds e posicione de forma a enquadrar sua cena. Não se preocupe se tiver objetos na frente.
Nos parâmetros da câmera, em Diversos, ative a opção Planos de corte.
Configure a medida do parâmetro Próximo de forma que fiquem excluídos da câmera todos os objetos que estão impedindo-a de visualizar o interior da cena.
Fazendo isso nós conseguimos renderizar o interior da cena e os objetos que estavam obstruindo a câmera continuam sendo refletidos pelo espelho! Esse recurso foi originalmente pensado para se renderizar cortes, seções, então usando a criatividade é possível criar imagens fantásticas com esse recurso!
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