O Revit e o ArchiCAD são dois softwares bastante utilizados mundialmente por diversos profissionais como engenheiros, arquitetos, designers, construtores, gerentes de projetos e muito mais. As ferramentas são semelhantes e tem a capacidade de executar projetos de baixa, média e alta complexidade. Por possuírem a tecnologia BIM (Building Information Modeling) eles são capazes de elaborar plantas, elevações, cortes, maquetes eletrônicas, e simulações de quantitativos de materiais, tudo integrado, ou seja, é uma maneira de criar e gerenciar todas as informações em qualquer projeto antes, durante e após a construção. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um dos softwares e como escolher entre um e outro para desenvolver seu projeto. Portanto, continue acompanhando este artigo para saber mais.
ArchiCAD
O ArchiCAD é um software BIM desenvolvido pela Graphisoft, que permite criar a edificação em um modelo 3D. Ele oferece um conjunto de ferramentas para todos os tipos de projetos de arquitetos, com edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo, interiores.
Revit
O Revit é um software de modelagem de informações de construção 4D desenvolvido pela Autodesk, e que também utiliza a tecnologia BIM. Essa ferramenta usa todo um processo baseado em modelo inteligente para ajudar a planejar um projeto de construção do início até a construção e além.
Revit vs ArchiCAD
Ambas ferramentas possuem características semelhantes, mas não são totalmente iguais. A grande semelhança entre as duas é que são softwares BIM. Agora você vai conhecer um pouco sobre a similaridade e distinção de cada um deles nos seguintes tópicos:
Interface
Visualização
Renderização
Interoperabilidade
Interface Com o Revit, você pode criar massas conceituais e geometria adaptativa com uma variedade de superfícies complexas. Já o ArchiCad é bem mais simples e não possui a complexidade do Revit. Visualização No Revit você pode ter uma visualização e personalização bem ampla de qualquer parte do projeto. Embora o ArchiCAD tenha um conjunto semelhante de estilos visuais, ele não possui a capacidade do Revit. Renderização Tanto o Revit quanto o ArchiCAD possuem ótimos recursos de renderização. Produzem imagens fotorrealistas do exterior e do interior do seu projeto. Interoperabilidade Ambos são capazes de importar e exportar todos os tipos de arquivos comuns relevantes para o projeto de edifícios, incluindo modelos 3D, desenhos 2D e outros tipos de arquivos CAD.
Vantagens e desvantagens: Revit e ArchiCAD
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens em alguns aspectos como, por exemplo, onde o Revit visa aumentar o fluxo de trabalho e a eficiência e todo o processo de extensão do projeto, o ArchiCAD não dá o passo final em direção à construção. Mas embora o Revit tenha uma grande demanda no mercado e uma forte plataforma de desenvolvimento com maior coordenação e colaboração, ele não roda em computadores Mac, apenas Windows. A vantagem do ArchiCAD é que roda Mac, tem uma interface orientada para arquitetos e possui objetos paramétricos muito flexíveis e eficientes. Já a desvantagem da ferramenta é que os objetos personalizados requerem scripts GDL.
No vídeo abaixo eu falo sobre o custo de cada plataforma:
Qual é o melhor: Revit ou ArchiCAD?
Grandes escritórios e profissionais utilizam o Revit e também o ArchiCAD, e a verdade é que não existe melhor ou pior entre esses dois softwares. Cada ferramenta possui suas próprias particularidades e o fato de escolher entre um e outro dependerá do tipo de projeto que vai trabalhar. Portanto, a decisão deve considerar uma visão completa do projeto. Se você gostou do artigo, conheça os 5 motivos para fazer um curso de Revit:
Prefiro o Archicad. Achei muito mais prático.
Depois que vi a facilidade que é fazer algumas modelagens no Archicad eu não tive dúvidas que é a melhor opção para arquitetos. Olhem essa praticidade: https://www.acurva.arq.br/post/modelando-a-pra%C3%A7a-do-patriarca-no-archicad