Desde o lançamento do V-Ray 3.6, muito se fala sobre uma de suas novidades, o Hybrid Rendering, ou Renderização Híbrida! Que promete diminuir o tempo de renderização dos seus trabalhos.
Quanto a eficácia dessa nova funcionalidade, existem opiniões diferentes, alguns acreditam que é uma solução milagrosa enquanto outros tem uma opinião mais cética. Hoje nós vamos descobrir se ela é tudo isso mesmo!
O que é Hybrid Rendering? (Render Híbrido)
O V-ray oferece 2 opções de “motores” de renderização, que são CPU e GPU, na opção de CPU o software vai usar o seu processador para fazer o render, enquanto no modo de GPU ele usa a sua placa de vídeo.
O Hybrid Render promete um tempo de renderização menor ao possibilitar que você use o processador (CPU) junto com a sua placa de vídeo (GPU) ao renderizar uma imagem. Algo que era impossível até então, ou você usava CPU ou então GPU.
Ativando o Hybrid Render
Para usar esse recurso, você precisa ativar a renderização híbrida no seu asset editor.
Como habilitar o Hybrid Rendering:
No V-Ray 3.6 clique no icone do Vray para abrir o Asset Editor
Após abrir o Asset Editor, clique no ícone de engrenagem
Clique em “GPU” para ativar a renderização por GPU
Clique nos 3 pontinhos a direita e ative a opçao C++/CPU
A partir daí o V-Ray vai passar a usar o CPU junto com a GPU.
Quando utilizar o Hybrid Render?
Para saber se você deve ou não usar a renderização hibrida, primeiro é preciso entender a diferença entre renderização por CPU e renderização por GPU.
Quando você renderiza usando o CPU, o V-Ray está trabalhando em modo de “produção” e quando você utiliza o modo GPU, você trabalha no modo “interativo”. É importante entender que o modo interativo é mais “básico”, e inclusive tem menos funções que o modo de CPU.
O modo GPU só deve ser usado para testes e estudos que demandam mais agilidade, nunca em um render final para entregar para um cliente, por exemplo. Assim você garante que seu render final tenha sempre a melhor qualidade possível.
Render Híbrido não é pra todo mundo
Mesmo não devendo ser usado em entregas finais, o render híbrido parece ser uma ótima idéia para quem quer trabalhar com renderização em tempo real. O único problema, é que não é pra todo mundo!
A renderização híbrida só vai fazer diferença se você tiver um processador bem acima da média. Enquanto a maioria dos profissionais no Brasil usam processadores de até 8 núcleos, se você tiver uma máquina com dois processadores i9 por exemplo, vai conseguir um aumento de 20% na velocidade do seu render!
Curso de V-Ray para SketchUp
Independente do processador que você tem ou se usa o Hybrid Render ou não, uma coisa é clara. Mais vale um profissional que domina a ferramenta do que um computador poderoso!
Aqui na 3DM nós temos o curso de V-Ray para SketchUp para aqueles profissionais querem tirar o melhor de seus renders. Conheça o curso clicando aqui!
Commentaires