VectorWorks 2015
Ontem eu recebi um email de uma leitora do blog com uma dúvida bastante interessante. Ela é arquiteta, trabalha em um escritório com uma produção bem bacana, mas acha que o sistema de trabalho deles não é bom. Eles desenvolvem todos os desenhos em AutoCAD (plantas, cortes e fachadas) e, separadamente, criam uma maquete no Sketchup, sem renderizar. Ela já viu alguns colegas gerarem os cortes, fachadas e 3D de forma automática e queria saber minha opinião.
O que essa leitora procura é o grande desafio atual das empresas de software. Já faz uns 10 anos que eu ouço que o Revit é o futuro. Ele, de fato, é excelente, faz exatamente isso que ela precisa: desenho técnico, a maquete 3D, a quantificação e o orçamento. Quer dizer, todas as informações que você precisa para construir o prédio em um só arquivo. Isso é chamado de BIM, building information model. Mas ele é tão complicado e o processo de projeto é tão travado que fica impossível criar qualquer coisa nele.
Hoje, tem muita construtora que desenvolve todo o projeto em AutoCad, contrata um profissional especializado em Revit e ficam enviando os desenhos para que esse profissional atualize o modelo BIM. Muito bacana, muito legal mas é um salário a mais pra pagar e um workflow dos infernos.
No entanto, existem outros softwares traçando um estratégia diferente. Um deles, e talvez o mais famoso nesse sentido, é o ArchiCAD. Com ele você faz o desenho técnico, maquete 3d, cortes e elevações tudo de uma vez. É muito bom e muito famoso então você vai encontrar bastante material na internet sobre ele. As novas versões possuem, inclusive, ferramentas de quantificação e orçamento mas eu não me preocuparia com isso por enquanto.
Agora… Se eu estivesse no lugar dessa leitora, com esse problema… eu faria algo ainda mais radical. É sério mesmo, é que eu não desenvolvo mais projeto ma se ainda estivesse nesse ramo eu realmente iria por esse caminho. Eu experimentaria usar o VectorWorks em um Mac. Essa combinação muda a vida dos arquitetos! Pode parecer engraçado, mas é sério. Conheço diversos arquitetos que utilizavam o esquema tradicional, AutoCAD rodando no Windows, mudaram pro Vector rodando no Mac e depois disso acham um absurdo as pessoas continuarem no sistema tradicional. O problema desse sistema é que ele é muito diferente. Você precisa estar aberto a algo totalmente novo e isso não é fácil.
Porquê de uma mudança radical assim? Porque o Vector é amigável, fácil de usar, produz desenhos lindos, cheios de hachuras coloridas e os cortes, fachada e maquete são desenvolvidos simultaneamente, igual ao ArchiCAD, só que bonito e fácil. Já ia me esquecendo, plotar no Vector é tão difícil quanto imprimir um texto do word. Somando-se a essas características a estabilidade do Mac, você vai ter um sistema imbatível.
Desbravar esse território por conta próprio eu acho loucura, ok? Procure por cursos específicos. O VectorWorks também está disponível para windows, o que pode facilitar a transição, mas não deixe de lado a ideia do Mac, isso pode dar um belo upgrade nos trabalhos do seu escritório.
Você pode fazer o download de uma versão TRIAL do VectorWorks clicando aqui.
Comentários