Nesse vídeo eu falo sobre os 5 erros mais cometidos em maquete eletrônica e como evitá-los.
5 – Texturas
Na quinta posição, o erro mais cometido é a repetição na padronagem de texturas. Quando a imagem usada no material é muito pequena, o resultado final deixa evidente a repetição no padrão. Isso acontece muito em gramados e paredes de tijolo. Para evitar esse problema utilize texturas grandes, com uma grande amostragem.
4 – Blocos
Um bloco mal feito acaba com qualquer tentativa de realismo. E não pense que eu estou me referindo a todos os blocos de uma cena. Basta colocar um único bloco ruim pra destruir o seu render. Utilize somente blocos bem feitos, detalhados.
3 – Qualidade Baixa de Renderização
Esse erro é o mais ingrato de todos pois o artista pode fazer tudo direito, se renderizar com baixa qualidade, compromete o resultado. Então não deixe para renderizar no último instante! Reserve um bom tempo. Eu gosto de colocar pra renderizar na hora em que estou encerrando o expediente e quando chego para trabalhar, de manhã, a imagem está prontinha na tela do computador.
2 – Enquadramento
Esse é um erro clássico, quantas vezes não vi imagens em que o forro ocupava quase 50% da área do render! Ou pior, o cliente contrata uma única imagem para mostrar o ambiente inteiro e o maqueteiro resolve o problema deixando a lente da câmera super aberta. O resultado? Uma imagem totalmente distorcida com um ponto de fuga exagerado. Uma dica, terminou de configurar o enquadramento, levanta e deixe de olhar pra tela do computador por 5 minutos. Vá ao banheiro, lave o rosto, beba uma água e então reveja seu trabalho. Cada centímetro quadrado da sua imagem precisa ter uma coisa interessante acontecendo e não pode estar distorcido, ok?
1 – Renderizador Ruim
Esse é o erro mais triste. Você pode se livrar de todos os erros que eu comentei até agora mas se renderizar seu trabalho em um software ruim, já era, não tem o que fazer. Renderizadores ruins não sabem calcular a iluminação de forma realista. Em 3D esse recurso é chamada de GI, Global Illumination. É o GI que confere aquela iluminação realista à imagem. Se o seu renderizador não sabe fazer isso sua imagem vai acabar ficando com cara de vídeo game. Minha dica? Escolha bem o renderizador que você vai usar no seu trabalho.
Conclusão
Esses erros são básicos e fáceis de se evitar. Fazendo com calma, planejando e sendo caprichoso, todos esses erros serão evitados. Se você quer conhecer melhor as técnicas de renderização que usamos aqui na 3DM, se inscreva em nosso Workshop Gratuito de V-Ray!
Comments