vray_sketchup
Vray para Sketchup 2.0 – contém VrayRT GPU

Nós da 3DM temos a honra de disponibilizar em primeira mão para os leitores do nosso blog o tão aguardado Vray 2.0 para Sketchup!

Essa versão V-Ray 2.023.490 beta para Sketchup está recheado de novidades, dentre elas, o VrayRT GPU. Com o VrayRT GPU você consegue renderizar em tempo real com uma velocidade impressionante. Essa versão possui dois modos de VrayRT GPU, uma para usuários com placas de vídeo da Nvidia que é o modo CUDA e outra para usuários com placa de vídeo ATI, que é o modo OpenCL.

Dentre as principais características, podemos destacar:

1. VrayRT CPU e GPU

2. Dome Light

3. VRay Proxy

Link para download:

Conteúdo Protegido

Insira seu email para desbloquear o link de download.

You have Successfully Subscribed!

55 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Instalei o Vray 2.0 no Sketchup 8 e toda vez que importo o material o vray e sketchup é fechado, oque está acontecendo pode me ajudar. Você sabe o que pode estar causando esse erro?

      E outra duvida, instalei o Sketchup 2015 e vray 2.0, fiz todo processo de substituição de arquivos e tals, igual vc ensina, mais quando abro o sketchup o painel do render num fica disponivel, e nem aparece no menu de plugins, pod me ajudar.

  • Bom dia Diogo!
    Obrigado pela resposta rápida na dúvida sobre este assunto do render com imagens grandes, mas ainda não consegui fazer o meu render para uma placa(Lona com impressão digital) de 4,00 X 2,50 metros.

    Eu trabalho com maquetes eletrônicas com 3D Studio Max desde 2010, gosto muito do 3DS Max, mas estou migrando para o Sketchup porque os meus clientes estão pedindo a volumetria do projeto, mas com o 3DS Max fica difícil de passar o arquivo, a maioria dos arquitetos e engenheiros não tem o 3DS Max instalado no computador de trabalho(escritório), sem falar das texturas que tenho que compactar e enviar com o arquivo .max.

    Com o 3DS Max eu utilizo o Mental Ray para os meus renders e consigo fazer imagens para Outdoors(aprox. 8000x4000px. ), mas estou migrando para o VRay para SketchUp e estou fazendo as suas aulas, por sinal são Ótimas, você está de parabéns pelo treinamento, estou aprendendo muito….

    Referente a minha dúvida para o render com VFS vamos lá, eu coloquei sim os valores 4000 x 3000px. no campo Width e height (como você escreveu no e-mail), mas quando coloquei para fazer o render ele passou pelo o primeiro Prepass di boa(demorou uns 30min.), mas quando chegou no segundo Prepass o Sketchup fechou e apareceu aquela janela para enviar o relatório de erro para a Google.

    No caso do render com a resolução de 2048×1536 o Sketchup e o VRay trabalha direitinho e não trava, mas quando coloco a resolução maior ele fecha e apresenta a tela de erro, a versão do Sketchup que estou usando é o 2013 junto com o VRay 2.0

    Eu trabalho com um Notebook com processador Intel i5(2,60 MHZ com TurboBoost de até 3,20 MHZ) com 8GB de RAM e Placa de Vídeo ATI 8850 com 2GB de memória dedicada e uma segunda placa de vídeo da Intel HD 4000 com memória compartilhada. No caso da placa Intel só utilizo para abrir aplicativos que não precisam de uma boa placa de vídeo.

    Por acaso você teria mais alguma dica?
    Qual a resolução que você utiliza para impressão em lonas(Placas)?

    Obrigado.
    Márcio.

    • Marcio, más notícias… isso é sintoma de falta de memória. Infelizmente o Sketchup é um software 32 bits, ou seja, ele não usufrui de toda a memória que seu computador tem disponível. Muito infelizmente até hoje não lançaram um Sketchup x64.
      Soluções. Você tem 3 possibilidades para resolver o seu problema:
      1 – A gente consegue fazer uma gambiarra pro V-Ray funcionar em 64 bits que pode dar certo. No painel de opções do V-Ray, vá em SYSTEM e habilite a opção DISTRIBUTED RENDERING. Isso vai ativar o V-Ray Spawner que roda em x64. Coloque para renderizar e veja se funciona.
      2 – Outra opção seria limpar sua cena, tentar diminuir o número de faces. Delete objetos pesados e evite ao máximo usar displacement.
      3 – A última opção é falar pro pessoal da publicidade que não dá e é essa a resolução máxima que você consegue oferecer. Ninguém olha essas placas de perto então não vai fazer nenhuma diferença perceptível pra quem estiver passando na rua.
      Espero ter ajudado! Diogo

  • Olá, já uso o v-ray e o sketchup, e recentemente instalei a versão 2.0 do v-ray. Estranhei, afinal usava a versão 1.49… Nesta nova versão a imagem salva escura, não a versão “RGB” exibida… estou quase voltando para a versão antiga, rs. Teria alguma dica?? Neste curso completo que vcs oferecem, quais são as versões dos programas utilizados no processo de ensino?

    • Não faça isso, essa versão é 1000x melhor do que a 1.49! Você apenas ainda não aprendeu a utilizá-la.
      O V-Ray deve estar salvando sua imagem com o gamma diferente do que vc costumava utilizar anteriormente. Na janela do render a imagem está ok, vc salva, e na hora em que abre o arquivo que salvou lá está a surpresa, a imagem está escura. É isso mesmo? Se for, tente salvar a imagem no formato “hdr”, abra no photoshop e em AJUSTES>EXPOSIÇÃO mude o valor do gamma. Se isso funcionar me diga que eu te ensino a configurar o v-ray pra salvar com o valor correto.

    • Então eu instalei o v-ray 2.0 toda feliz, e fui renderizar .. mesmo com valores absurdos de iluminação a cena sai escura, claaro fui atrás de videos, tutoriais e afins. Eu assisti vários dos poucos vídeos de tutorial que tem para o vray 2.0, e em um deles a pessoa renderiza e a imagem sai “escura”.. (o que estava acontecendo comigo) ai ele “aciona” o botãozinho da janela de renderização “RGB” (aquele embaixo, pequeno) e diz que essa opção ativa as configurações e a imagem sai da maneira como deve ser… ou seja, clara e iluminada. FIM. Eu achando que meu problema estava solucionado, fui la renderizei, acionei o botãozinho “RGB”, fiquei super contente minha cena estava do jeito que eu queria. Salvei. Só que a imagem que salva não é “clara” e sim a “escura”. Ai agora eu não sei mais qual é o problema..

      O photoshop tem sido uma saída.. não muito prática, porque o melhor para minha rotina de trabalho é ter as imagens já quase finalizadas….

      O que você acha? Terei que continuar abrindo ela no photoshop? Tem algum jeito de salvar aquela imagem do RGB acionado?

      Obrigadaaaa

    • Tem solução, fica tranquila 🙂
      A solução fica em Color Mapping, no painel de opções do V-Ray. Qual valor está o seu gamma?

    • Droga, pensei que o seu gamma estava com 1. Nesse caso seria fácil resolver seu problema…
      Aquele botão sRGB, só vai alterar o que vc está vendo no frame buffer (a tela de render). O V-Ray vai continuar salvando com o gamma original. Então desligue esse botão e pare de usá-lo.
      Nas opções do v-ray, deixe o gamma como está, em 2.2, e mude as configurações da Camera. Por padrão eu deixo com:
      Shutter speed: 200
      F-number: 8
      Film: 100
      Altere o valor do shutter speed até alcançar o resultado que deseja. Lembre-se de NÃO usar o sRGB. Pronto, agora você vai salvar uma imagem idêntica a que vc renderizou.
      Espero que funcione!

  • Bom dia,

    Ainda não sei mexer direito com essa versão. Quero importar os materiais tipo – vidro, metal. Geralmente na hora de importar abriria uma pasta contendo todos esses materiais, mas quando abro não tem nada, nenhum material para ser importado. O que devo fazer???

  • Olá Márcio, que felicidade em ter um bom professor como você.
    Estou no inicio de tudo. Já consigo fazer meus projetos no sketchup 8. Começo agora a renderizar, já consigo mexer em reflexo de piso, de vidro e outros materiais.
    Eu tenho toda paciência para aprender com video-aula. Então, se você puder, me indique algum link de v-ray desde o comecinho…eu vou lá e vou aprender essa maravilha do jeito que tem de ser.
    Obrigado até aqui.

    • Seu vray não está liberado. Tem um post aqui no blog que explica como resolver. Coloque “como crackear vray sketchup” na procura que ele aparece. Siga os passos descritos lá que vai dar certo.

  • Bom dia!
    Estou em um projeto que tem apenas com iluminação interna. Quando clico em renderizar a tela fica toda preta, já tentei algumas configurações e nada adianta. Por favor, peço ajuda já não sei mais o que fazer.

    • Manu, confira os seguintes pontos:
      1 – Verifique se sua câmera não está dentro de uma parede. Chegue um pouco para frente renderize, chegue um pouco para trás e renderize.
      2 – No painel de opções do V-Ray, em ENVIRONMENT>GI coloque a cor branca e a textura, deixe com nada, selecione NONE.
      3 – Também no painel de opções do V-Ray, em CAMERA, diminua o valor de SHUTTER SPEED pra 4 e veja o que acontece.
      Não deixe de nos contar se deu certo ou não, ok? Abraços e boa sorte!

    • Outra coisa que está acontecendo é que o Rectangle Ligtht, está sendo projetado do teto para parede.
      Isso tudo é erro na configuração? O que faço?
      Obrigada.

  • Olá Moita! Primeiramente obrigada por responder! Estou aflita, estou tentando desde ontem a noite e nada consigo. Segui todos os teus passos e já tive uma melhora, antes estava 100% preto, agora ele aparece a imagem mas infelizmente ainda está muito escuro. É como entrar em um ambiente e estar com as luzes apagadas. Quando renderizo, onde coloquei “IES Light” e o “Rectangle Light” eles aparecem acesos na renderização, mas não produzem luz total no ambiente. A imagem inteira fica escura com apenas os pontos das luzes acesas. Tem alguma configuração específica que devo fazer quanto a isso? Obrigada pela atenção.

  • boa noite Moita

    esse vray funciona no sketchup 2014 ou até outra versão anterior somente?

    fiz todos os passos da instalação e não deu certo (tenho o sketchup 2014 instalado)..

    obrigado, abraço!!

  • Ai Moita tudo bom ? tenho acompanhado seu trabalho… muitos parabéns.

    Gostaria de lhe colocar uma questão em relação ao Distributed rendering 64-bit. Uma vez vc estar usando o C:ProgramDataASGVISCommonx86vc8Render Spawner”
    e o “C:ProgramDataASGVISCommonx86vc8Distributed Rendering” , vai funcionar em 64bits ? pe dentro desse Common exite uma pasta de x64 .
    Dito isto essa versão que esta usando não estará funcionando em 32bits ??
    Eu tento executar o” XMLDRSpawner.exe ” do 64 e nem abre, dá logo um erro… sabe como posso fazer para colocar a funcionar ?

    Obrigado e continuação do bom trabalho/ajuda à comunidade

  • Boa noite, li os posts acima e ninguém respondeu sobre a questão
    pq o V-ray 2.0 fecha quando tempo importar material ? comigo esta acontecendo o mesmo erro, inclusive baixei a biblioteca disponível no 3DM e agora fecha quando tento aplicar !
    Por favor se alguém souber me respondaa !

    Obrigada

  • Me ajuda por favor! Depois de instalar e substitir o arquivo nas pastas, abro o sketchup e não aparece o plugin instalado. Gostaria de saber o que fazer.
    Obrigado!

  • Oi. Eu instalei tudo certinho, mas na hora que abro o sketchup não existe a aba de plugin do V-ray e nem os botões dele na barra de ferramentas. O que está acontecendo, alguém sabe?

  • Boa tarde!
    Instalei o Vray para meu Sketchup 8 e fiz todos os procedimentos de instalação, mas não consegui encontrar a pasta Commonx86vc8Render Spawner.
    Achei que tivesse feito algo errado, desinstalei e instalei o programa de novo, e nada dessa pasta.
    O que será que pode ser?
    As outras pastas foram encontradas.
    Sem ela, entro no Sketchup e logo me aparece uma mensagem dizendo que não possuo licença do Vray e que devo fechar o Sketch e colocar a licença!
    Obrigada pela atenção!

  • Boa tarde!
    Instalei o Vray 2.0 e o sketchup 2013 no meu IMac, porém quando vou configurar os materiais os programas fecham e quando não fecham e eu vou renderizar fica a marca d’água!! Alguém pode me ajudar?
    Obrigada!

Artigos Recentes

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

  • v-ray-render-600x500_REV02.jpg