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Tutorial: Porcelanato no Sketchup


Nesse tutorial eu ensino a criar Material de Porcelanato usando Sketchup e V-Ray. Nesse vídeo eu também mostro como mapear as texturas do próprio V-Ray: TexTiles, TexMarble, TexWood etc.

O grande lance em se utilizar o mapa TexTiles ao invés de uma textura pronta é que com ela nós conseguimos configurar a cor do porcelanato, o tamanho, a espessura do rejunte e principalmente, ela não fica com aquele aspecto repetitivo. Se essa é a primeira vez que você vê esse mapa em ação você pode achar um pouco complicado mas é só exercitar algumas vezes e todo esse processo se tornará bastante intuitivo. Vamos lá:

1 – Crie um layer do tipo VrayBRDF

2 – No canal Diffuse, aplique um mapa do tipo TexTiles.

3 – Em Diffuse>TexTiles, configure a cor do porcelanato, a cor do rejunte, a quantidade de peças, espessura do rejunte e principalmente COLOR VARIANCE

4 – No canal Reflection, aplique um mapa do tipo TexTiles.

5 – Em Reflection>TexTiles, deixe Color Tiles como branco, Color Mortar como preto, configure a quantidade de peças, espessura do rejunte e principalmente COLOR VARIANCE

6 – Não se esqueça de configurar também o glossiness e o Fresnel

7 – Selecione Bump e aplique um mapa do tipo TexTiles.

8 – Em Bump>TexTiles, deixe Color Tiles como branco, Color Mortar como preto, configure a quantidade de peças, espessura do rejunte e principalmente COLOR VARIANCE

Como mapear essa textura

Pra mim, a maior dificuldade desse tutorial é mapear as texturas do próprio V-Ray. No 3ds Max é bem fácil mas no Sketchup a coisa complica, vamos lá:

9 – Coloque o layer Diffuse no topo da lista.

10 – Aplique uma textura de referência e, no editor de materiais do próprio Sketchup, configure o tamanho.

11 – Aplique um mapa do tipo TexAColor e deixe com a cor branca. Assim, esse layer fica visível na viewport e invisível no render.

Pronto, com isso você deve conseguir um efeito bem legal no seu material! Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.

In english…

In this tutorial I´ll teach you how to map the V-Ray texture plugins. In this case, TexTiles.

V-Ray for Sketchup comes with a lot of great maps, usually called texture plugin. TexTiles mapping is a bit tricky on Sketchup:

1 – Create a Diffuse layer and aplly the TexTiles map. Set it up as you need. This map won´t show up in the viewport nor in the render.

2 – Create another Diffuse layer and put it on top of the layers

3 – Choose TexBitmap and select a map as reference.

4 – In the material editor of the sketchup, map it, setup the size (hell yeah, this is the main goal here)

5 – Now you need to make this layer transparent. In Transparency, apply the map ColorATexture and choose white.

That´s it. Now, the reference bitmap is shown in the viewport so you can size it but it won´t render.

tutorial_porcelanato

Tutorial: Porcelanato no Sketchup


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