#1 – Apostila de V-Ray (100% Gratuita) ➜ https://goo.gl/mvgSwu
#2 – Vídeo 1 – Ambient Occlusion ➜ https://youtu.be/-dv65wJk-ss
#3 – Curso de V-Ray para SketchUp ➜ https://goo.gl/4J9nA8

Nesse tutorial eu vou te ensinar a usar o parâmetro TRANSLUCENCY dos materiais do V-Ray para SketchUp. Esse parâmetro também é conhecido como SSS = Sub Surface Scattering.

O parâmetro TRANSLUCENCY é utilizado no V-Ray para SketchUp para recriar um efeito que acontece com bastante frequência no nosso dia a dia. Na maior parte dos materiais que nos rodeia, a luz incide sobre a superfície do objeto e é refletida. Mas em alguns casos, parte da luz consegue penetrar no objeto e fica ricocheteando, dispersando dentro do material. Um exemplo bastante comum desse efeito são as velas. Quando nós acendemos a chama da vela, a porção superior do corpo de cera da vela, que fica mais próxima à chama, fica iluminada. Ao passo que a porção inferior do corpo de cera permanece igual. Quer dizer, a luz não consegue penetrar até a base do corpo de cera. É esse o efeito que o parâmetro TRANSLUCENCY ou SSS procura recriar.

Para trabalhar com o TRANSLUCENCY no V-Ray para SketchUp o material precisa ter transparência e para isso eu coloque o canal REFRACTION com a cor branca. Em seguida nós definimos a cor do material No parâmetro FOG COLOR. E por fim, no parâmetro FOG MULTIPLIER nós definimos quanto a luz penetrará no material. Quanto maior o valor, menos a luz vai penetrar.

Fazendo isso o efeito de translucência começa a acontecer no nosso material, porém, de uma forma muito simplificada e pouco realista. Para melhorar o efeito, nós precisamos habilitar o canal TRANSLUCENCY. Por padrão ele vem desligado, para ligá-lo nós precisamos escolher qual o modelo de TRANSLUCENCY iremos utilizar. O V-Ray para SketchUp nos oferece 3 tipos: hard (wax), soft (water) e hybrid. Para esse exemplo nós utilizamos o modelo HARD.

Habilitado o canal TRANSLUCENCY, ao renderizar percebemos um efeito muito mais preciso e próximo ao real. Todas as partes mais finas do objeto passam a permitir a entrada e dispersão da luz.

Vale lembrar que esse efeito é extremamente pesado e pode deixar o render mais lento.
————————————————————————————————-
Deixe seu like

► Inscreva-se no canal aqui: https://goo.gl/1hB4Sy
► 3DM | http://www.3dm.com.br
————————————————————————————————-
Minhas redes sociais

► Facebook: https://www.facebook.com/3dm.com.br
► Instagram: https://www.instagram.com/3dm.com.br

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

  • v-ray-render-600x500_REV02.jpg