Nesse tutorial eu vou ensinar vocês a criar vegetação usando o Vray do Sketchup.

É fácil, porém existem dois truques que se você não fizer não vai dar certo. Um deles é a forma como você configura o tamanho e posição da textura. Se você configurar o tamanho clicando com o botão direito do mouse em cima do plano e depois TEXTURE>POSITION vai dar errado! O outro ponto importante é colocar o mapa alpha no canal transparency do material no editor de materiais do vray. Parece confuso mas vendo o vídeo você vai ver que é fácil.

Qualquer dúvida pode colocar aqui nos comentários.

tutorial_vegetacao_sketchup_vray
Tutorial: como criar Vegetação usando Sketchup+Vray

12 comentários

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  • muito bom seu tutorial , mas tenho uma duvida depois que crio toda a cena com a vegetação neste estilo renderizo tudo legalzinho mas qndo fecho o arquivo e depois abro para trabalhar nele de novo a transparencia nao funciona tenho que fazer aplicar o material novamente, tem alguma soluççao para que isso nao aconteça?

  • Olá adorei seu video, mas eu tenho uma dúvida..

    Eu fiz e não funcionou..

    Depois que eu carreguei a imagem alfa e coloquei pra renderizar, ele renderizou, mas continuou com o plano atrás. Nem ficou como o vídeo que você fez.. ficou com o plano branco atrás e ai?
    Eu usei os mesmos materiais que você.

    • Isso é um ponto fraco do Sketchup, ao criar um plano, ele cria duas faces: a face branca, com orientação correta e uma face azul, que seria a face invertida. Vc deve ter aplicado na face azul, por via das dúvidas aplique o material nos dois lados do seu plano.

  • Antes de adquirir o pack de texturas gostaria de tirar umas dúvidas.

    Essas texturas de vegetação e pessoas funciona com o OCTANE? E como é esse procedimento pois no teu site só existe um tutorial para Vray.

    Outra essa texturas podem ficar em 3d? ou em cada cena tenho que direcionar elas para o observador?

    Seria interessante no blog tmb tutorial de proxy e iluminação no sketchup usando o OCTANE.

    Um abraço.

    • O princípio é sempre o mesmo então você pode usar essas texturas em qualquer renderizador existente no mercado, inclusive com o Octane.
      Elas são imagens 2D, devem ficar direcionadas para o observador.

    • Olá, Diogo!
      Já utilizei seu método várias vezes, mas adquiri um novo notebook e tive de baixar o Sketchup novamente, o 2015. Seguindo os mesmo passos não aconteceu absolutamente nada. Ele fica com o retângulo branco atrás da mesma forma.
      Obrigada pela atenção e por suas dicas!!

  • Boas Diogo,
    Fiz o exercicio conforme você explica no seu tutorial. Para além de não ter resultado pois ao renderizar o plano mantem-se e não faz qualquer recorte na arvore. Testei tanto no plano branco como no plano azul e nada. Testei aplicar em ambas as faces e nada. Verifico principalmente que no Materials, o icone da arvore não cria o próprio material de transparencia e nem com o Invert resolve. Alguma sugestão?

  • Boas Diogo,

    Após várias tentativas finalmente consegui o resultado esperado. O problema todo estava no simples facto de que no V-ray material editor, no canal Diffuse, o Use color texture as transparecy estava ligado. Este icone tem que estar desligado para que funcione. Um abraço e mais um enorme tutorial. Valeu

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.