Nesse tutorial eu ensino a criar um material de tela de tv usando 3ds Max e V-Ray.

A tela de uma tv possui duas propriedades que tornam esse material um pouco complicado de fazer: ela possui brilho e também possui reflexo. Quando você desliga a luz de sua sala a tv ilumina o ambiente, não é mesmo! E quando a tv está desligada conseguimos perceber nitidamente que o material que recobre a tela reflete o entorno. Algumas tvs chegam a possuir um vidro recobrindo a tela.

Sendo assim, para representar uma tela de lcd no V-Ray, nós precisaremos criar 2 materiais. Um material irá representar o brilho da tv e o outro o reflexo, então vamos lá:

1 – Crie um material do tipo VrayLightMtl e chame-o de “Brilho”

2 – Aplique um mapa com a cena que irá aparecer da tela da tv no canal COLOR

3 – Regule a intensidade da tela, nesse tutorial eu usei 10.

4 – Crie um material do tipo VrayMtl e chame-o de “Reflexos”

5 – Configure dessa forma: DIFFUSE=100% preto; REFLECT=100% branco; GLOSSINESS=0,98; habilite o FRESNEL REFLECTIONS e deixe com o IOR=2

6 – Crie um material do tipo BLEND e chame-o de MATERIAL LCD.

7 – Aplique o material BRILHO no “material 1” e o material REFLEXOS no “material 2”

8 – Configure o MIX AMOUNT de acordo com sua cena, nesse caso eu usei 90, e aplique esse material no seu objeto. Pronto, é só renderizar!

Se você ficou com dúvida, coloque aqui nos comentários.

tutorial_tela_tv
Tutorial Material Tela de TV

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.