Nesse tutorial eu vou te ensinar a criar material de espelho no Sketchup + V-Ray e também vou mostrar como renderizar ambientes pequenos.

A teoria para criação de material de espelho é bastante simples:

1 – Coloque o canal diffuse com a cor preta

2 – Adicione um layer de reflexão

3 – Em REFLECTION>TEXFRESNEL deixe a cor do canal PERPENDICULAR em um cinza bem claro e aumente o IOR para um valor bem alto, tipo 15 ou mais

Pronto, está feito nosso material! O problema é utilizar esse material em ambientes pequenos. Por que? Por conta do reflexo…

Geralmente, para renderizar ambientes pequenos a gente deleta uma parede para a câmera poder registrar todo o ambiente. Se esse ambiente possuir um espelho, como é o caso de banheiros, temos um problema pois o espelho refletirá o ambiente sem a parede que deletamos.

Para contornar esse problema nós criamos um plano e aplicamos um material muito especial, o SKP TWO SIDED. Esse material nos permite escolher um material para ser aplicado na face frontal (normal) e outro para ser aplicado na face posterior (invertida). Se nós não escolhermos nenhum material para ser aplicado na face posterior (invertida) ela ficará 100% transparente. Com esse artifício nossa câmera conseguirá mostrar o interior do ambiente mesmo tendo um plano na frente. Afinal, a face desse plano que está voltada pra câmera está 100% transparente! E, além disso, iremos ver a face frontal desse plano sendo refletida no espelho. Sensacional, não é mesmo?!

Se você gostou desse tutorial, não deixe dar sua avaliação nas estrelinhas lá em baixo.

Tutorial de espelho
Tutorial:Espelho no Sketchup
tutorial espelho vray
Tutorial: Espelho no Sketchup + V-Ray

27 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

  • v-ray-render-600x500_REV02.jpg