dicas pos producao render

Sabe quando você vê aquele render realista e se pergunta: “Mas porque o meu não fica assim?”. Criar um render e ajustar a iluminação não é o suficiente para ter um render realista. É algo parecido com fotografia, uma boa foto pode ficar ainda melhor com uma boa pós-produção. Mas cuidado, manter a sutileza é muito importante, uma pós produção muito pesada pode acabar com um bom render. Esse são alguns efeitos que você deve usar:

1 – Correção de Cor

correcao de cor pos producao render
Começando com o maior. Ao terminar o seu render, joga ele no Photoshop para aplicar uma correção de cor. É importante fazer as cores parecerem mais natural, e não simplesmente escolhidas da paleta de cores do software. Alguns ajustes sutis nos “Levels” ou Curvas pode fazer seus renders parecerem mais realistas.

2 – Profundidade de Campo

pos produção render profundidade de campo

Borrar o fundo de uma cena é um efeito fácil de de se aprender e tem um resultado muito satisfatório. Isso faz com que o render pareça ter sido fotografado com uma camera profissional. Além de ajudar a dar mais destaques para itens importantes para atrair mais atenção para eles.

3 – Bordas Suaves (Beveling)

pos producao render bordas suaves

Dê uma olhada ao seu redor, tem alguma superfície com as bordas extremamente retas? Pois é, na vida real, tudo parece um pouco “arredondado”. Um dos erros mais comuns dos iniciantes em maquetes eletrônicas é deixar tudo extremamente reto, isso acaba com o realismo do seu render! Então deixe as bordas mais suaves após terminar o seu projeto. O realismo está nos detalhes, e pequenos ajustes aqui podem fazer muita diferença no seu render!

4 – Materiais “velhos”!

pos producao render

No mundo real, é difícil ver algo 100% limpo e em condições impecáveis! Você pode usar materiais que demonstram certa “idade”, como couro ou metais, rachaduras naturais em madeiras ou pedras e etc. Lembre que o realismo está nos detalhes, isso torna seu render mais imersivo pois o cliente pode se identificar de verdade com algo que ele veria na vida real.

 

Curso de Pós-Produção no Photoshop.

curso de pos producao photoshop

Um bom render realista vale ouro e pode te trazer mais clientes e receita, um ruim pode fazer o oposto. Isso muitas vezes é decidido na pós-produção. A 3dm oferece vários cursos para você melhorar a qualidade do seu trabalho, inclusive o curso de Pós-Produção no Photoshop, clique aqui para conhecer o curso!


Artigo traduzido e adaptado por 3dm.com.br, artigo original de ArchCgi.com https://archicgi.com/5-post-production-tricks-3d-visualizations/

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

  • v-ray-render-600x500_REV02.jpg