Sabe quando você vê aquele render realista e se pergunta: “Mas porque o meu não fica assim?”. Criar um render e ajustar a iluminação não é o suficiente para ter um render realista. É algo parecido com fotografia, uma boa foto pode ficar ainda melhor com uma boa pós-produção. Mas cuidado, manter a sutileza é muito importante, uma pós produção muito pesada pode acabar com um bom render. Esse são alguns efeitos que você deve usar:
1 – Correção de Cor
Começando com o maior. Ao terminar o seu render, joga ele no Photoshop para aplicar uma correção de cor. É importante fazer as cores parecerem mais natural, e não simplesmente escolhidas da paleta de cores do software. Alguns ajustes sutis nos “Levels” ou Curvas pode fazer seus renders parecerem mais realistas.
2 – Profundidade de Campo
Borrar o fundo de uma cena é um efeito fácil de de se aprender e tem um resultado muito satisfatório. Isso faz com que o render pareça ter sido fotografado com uma camera profissional. Além de ajudar a dar mais destaques para itens importantes para atrair mais atenção para eles.
3 – Bordas Suaves (Beveling)
Dê uma olhada ao seu redor, tem alguma superfície com as bordas extremamente retas? Pois é, na vida real, tudo parece um pouco “arredondado”. Um dos erros mais comuns dos iniciantes em maquetes eletrônicas é deixar tudo extremamente reto, isso acaba com o realismo do seu render! Então deixe as bordas mais suaves após terminar o seu projeto. O realismo está nos detalhes, e pequenos ajustes aqui podem fazer muita diferença no seu render!
4 – Materiais “velhos”!
No mundo real, é difícil ver algo 100% limpo e em condições impecáveis! Você pode usar materiais que demonstram certa “idade”, como couro ou metais, rachaduras naturais em madeiras ou pedras e etc. Lembre que o realismo está nos detalhes, isso torna seu render mais imersivo pois o cliente pode se identificar de verdade com algo que ele veria na vida real.
Curso de Pós-Produção no Photoshop.
Um bom render realista vale ouro e pode te trazer mais clientes e receita, um ruim pode fazer o oposto. Isso muitas vezes é decidido na pós-produção. A 3dm oferece vários cursos para você melhorar a qualidade do seu trabalho, inclusive o curso de Pós-Produção no Photoshop, clique aqui para conhecer o curso!
Artigo traduzido e adaptado por 3dm.com.br, artigo original de ArchCgi.com https://archicgi.com/5-post-production-tricks-3d-visualizations/
Comments