top of page

Como criar uma Planta Humanizada!

Você sabe o que é uma planta humanizada? Conheça hoje o que é e como criar suas plantas humanizadas para facilitar a aprovação de um projeto e até mesmo gerar uma renda extra!

Se você é um arquiteto ou profissional de maquete eletrônica, provavelmente já ouviu falar da tal da Planta Humanizada! E não é a toa! Elas são muito populares e podem te ajudar a ganhar mais dinheiro trabalhando com maquete eletrônica.

Nesse post você vai aprender:

  1. O que é uma planta humanizada

  2. Porque trabalhar com plantas humanizadas

  3. Como criar uma Planta humanizada

  4. Onde encontrar blocos para planta humanizada

O que é uma Planta Humanizada?

A planta humanizada é utilizada para tornar mais amigável o desenho técnico e facilita o processo de entendimento do projeto. A utilização de texturas, sombras e móveis faz com que o cliente tenha plena noção do tamanho dos ambientes com um piscar de olhos.

As plantas humanizadas podem ser 2D (ortogonais) ou 3D (perspectivadas ou isométricas). Mesmo sendo em 2D a planta humanizada utiliza sombras para dar noção de profundidade. Muitas vezes usamos a própria maquete eletrônica para fazer a planta, o que diminui bastante seu custo.

Os principais motivos que levam os arquitetos a utilizarem a planta humanizada são:

  1. Quando se tem poucos segundos para seduzir um cliente

  2. O cliente não está entendendo o projeto por nada

  3. Quando você não tem mais tempo para ficar explicando o projeto

Uma planta baixa é naturalmente um “desenho” difícil de entender para quem não é da área, e isso gera desconforto e te obriga a explicar melhor o projeto para o seu cliente.

Seu cliente não quer morar em um desenho! Então um arquiteto ou profissional de maquete eletrônica deve sempre pensar em formas de ajudar o cliente a se imaginar naquele espaço!

As plantas humanizadas são uma solução para esse problema, como diz o nome, elas tornam o desenho mais humano, fácil de entender e o mais importante, o cliente consegue imaginar como seria o projeto depois de concluído.

planta_humanizada

Exemplo de planta humanizada


Porque eu devo Humanizar minhas plantas baixas?

Como um profissional que trabalha com maquete eletrônica, elas podem significar um aumento na sua receita! A planta humanizada é um produto perfeito para se oferecer como um upsell, pois é fácil de fazer e tem um valor baixo se comparada a uma maquete eletrônica, por exemplo.

Imagine que você fechou um contrato para elaborar uma maquete, você pode na mesma reunião, já oferecer a planta humanizada do projeto do seu cliente! Dessa forma você vende mais, pois quem precisa de uma maquete eletrônica, provavelmente vai se beneficiar de ter uma planta humanizada!

Nesse vídeo eu te explico o que é um Upsell e como usar essa técnica:


Ela não precisa ser só uma forma de ajudar na aprovação do seu projeto, ela também pode se tornar uma arma de venda! Imobiliárias, por exemplo, já usam plantas humanizadas em seus anúncios para chamar a atenção de pessoas interessadas em comprar ou alugar!

planta humanizada em site de imoveis

Planta humanizada sendo usada em sites de imóveis


Ou seja, elas são uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro oferecendo esse serviço, se você trabalha com maquete eletrônica, tome isso como uma regra! Sempre ofereça a planta humanizada!

Como fazer uma Planta Humanizada no SketchUp!

Em essência, a planta humanizada é o projeto visto de cima! Então se você já está trabalhando em uma maquete, pode simplesmente renderizar a cena com essa visão.

Isso é bem fácil de se fazer no SketchUp quando você já tem a maquete pronta, você só precisa usar a ferramenta de corte e exportar a vista de cima, veja o passo a passo de como fazer nesse vídeo:


Apesar de muito fácil, essa não é a forma ideal de se criar uma planta humanizada! Já que você não vai conseguir o mesmo nível de detalhes que o Photoshop ou o Corel Draw proporcionam.

Que software usar para fazer Planta Humanizada?

Como a planta humanizada é simplesmente uma imagem detalhada, você consegue usar qualquer software de edição de imagens para criar a sua.

Você consegue usar os principais softwares de 3D para criar uma planta humanizada a partir de uma maquete, mas esse render visto de cima não é o suficiente para uma boa planta!

Os melhores softwares são o Photoshop, Corel Draw e Illustrator, já que conseguem trabalhar com várias camadas (ajuda a organizar e acelerar o workflow) e são capazes de lidar com imagens com fundo transparente de forma fácil!

A forma mais eficiente de trabalhar com plantas humanizadas é usar o AutoCad e Corel Draw, preparando o desenho no AutoCad e então finalizando no Corel Draw. Esse é o método usado aqui na 3dm para produzir plantas humanizadas de alta qualidade, e você pode aprender fazendo o nosso curso de planta humanizada!


planta humanizada blocos e curso

Blocos para planta humanizada

Outra coisa muito importante é usar blocos de qualidade! Lembra que no começo desse texto eu te disse que o cliente não quer morar em um desenho?

Pois é, pior ainda se for um desenho tosco!

Por isso que simplesmente renderizar a cena com uma visão por cima usando o AutoCad não é suficiente.

E se você não usar blocos de qualidade, todo o seu esforço em humanizar uma planta vai por água abaixo! É claro que se você tentar criar todos os seus blocos sozinho, isso vai tomar muito tempo e o seu lucro vai embora!

Existem muitos blocos disponíveis na internet mas nem todos são blocos de qualidade, a maioria são blocos de AutoCad coloridos e chapados, que não vão te o realismo que você precisa para criar uma planta humanizada de qualidade.

Dê preferência para blocos bem detalhados e renderizados com materiais realistas, na loja da 3dm você encontra blocos para planta humanizada renderizados com V-ray, clique aqui para dar uma olhada!

Curso de Planta Humanizada

Já deu pra perceber que planta humanizada é uma ótima ferramenta, seja para humanizar projetos como um serviço ou para facilitar uma aprovação de um cliente.

Fazer plantas humanizadas de qualidade só vai trazer benefícios para você, pois são fáceis e rápidas de fazer. Se você tiver acesso a blocos de qualidade, conseguirá produzir projetos de qualidade excelente em pouco tempo, melhorando sua margem de lucro.

A 3DM oferece um pacote completo com tudo o que você precisa para começar a humanizar seus projetos, com o curso que ensina o método mais eficiente para trabalhar com humanização, usando os softwares AutoCAD e Corel Draw.

O curso vai direto ao ponto e sem rodeios, você vai aprender exatamente como os melhores profissionais do mercado humanizam seus projetos.

E adquirindo esse pacote, você também leva as coleções de blocos para planta humanizada da 3DM, que vão dar o realismo que você precisa nos seus projetos!

Clique aqui e conheça o combo do Curso de Planta Humanizada da 3DM!

Posts recentes

Ver tudo

Cursos

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page