renderizar_vray
Como renderizar no Vray

Renderizar no Vray é mais simples do que parece. Se você usa Sketchup, a parte mais difícil é instalar o programa na sua máquina. Nesse post eu disponibilizo a última versão do programa e ensino a instalar:

https://www.3dm.com.br/vray-20-para-sketchup/

Siga o passo-a-passo que vai dar certo. Feito isso, basta abrir sua maquete, escolher o melhor ângulo, regular a luz do sol no próprio Sketchup e apertar o botão de render (o botão com um “R”). Pronto, fim, você vai ver seu 3D renderizado com iluminação realista.

Para alterar a resolução do seu render abra as opções do Vray (botão com um “O”), vá em “OUTPUT” e altere para a resolução que deseja. Geralmente eu renderizo prévias em 640×480 e finais em 2000×1500.

Para renderizar imagens de interior já fica um pouco mais complicado pois o ambiente precisa ser preenchido de luz. Uma dica é deletar a parede que fica atrás da câmera e nas opções do Vray (botão com um “O”), em “ENVIRONMENT”, deixar a textura de GI e Background sem nada “none” e mudar a cor desses 2 para branco.

tutorial_vray
Como renderizar no Vray – tutorial

Com essas dicas você já vai conseguir criar imagens com uma qualidade bem superior a que você costumava apresentar seus trabalhos. No entanto, o Vray oferece muitas outras possibilidades que seria impossível abordar em somente um post. São funcionalidades como luzes com efeito, materiais realistas, grama, configurações de câmera, otimização para tornar o render mais rápido, render em tempo real etc. São recursos que o Vray oferece para deixar seu render com aspecto profissional. Todas as principais funções do Vray são abordadas em um curso específico de Vray para Sketchup que disponibilizamos em nossa loja. São vídeo aulas super didáticas voltadas pra quem está começando agora no Vray e pretende criar imagens de alta qualidade. Para informações sobre o curso, clique aqui.

Curso Completo de V-Ray para SketchUp

7 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

  • v-ray-render-600x500_REV02.jpg