VectorWorks 2015
VectorWorks 2015

Ontem eu recebi um email de uma leitora do blog com uma dúvida bastante interessante. Ela é arquiteta, trabalha em um escritório com uma produção bem bacana, mas acha que o sistema de trabalho deles não é bom. Eles desenvolvem todos os desenhos em AutoCAD (plantas, cortes e fachadas) e, separadamente, criam uma maquete no Sketchup, sem renderizar. Ela já viu alguns colegas gerarem os cortes, fachadas e 3D de forma automática e queria saber minha opinião.

O que essa leitora procura é o grande desafio atual das empresas de software. Já faz uns 10 anos que eu ouço que o Revit é o futuro. Ele, de fato, é excelente, faz exatamente isso que ela precisa: desenho técnico, a maquete 3D, a quantificação e o orçamento. Quer dizer, todas as informações que você precisa para construir o prédio em um só arquivo. Isso é chamado de BIM, building information model. Mas ele é tão complicado e o processo de projeto é tão travado que fica impossível criar qualquer coisa nele.

Hoje, tem muita construtora que desenvolve todo o projeto em AutoCad, contrata um profissional especializado em Revit e ficam enviando os desenhos para que esse profissional atualize o modelo BIM. Muito bacana, muito legal mas é um salário a mais pra pagar e um workflow dos infernos.

No entanto, existem outros softwares traçando um estratégia diferente. Um deles, e talvez o mais famoso nesse sentido, é o ArchiCAD. Com ele você faz o desenho técnico, maquete 3d, cortes e elevações tudo de uma vez. É muito bom e muito famoso então você vai encontrar bastante material na internet sobre ele. As novas versões possuem, inclusive, ferramentas de quantificação e orçamento mas eu não me preocuparia com isso por enquanto.

Agora… Se eu estivesse no lugar dessa leitora, com esse problema… eu faria algo ainda mais radical. É sério mesmo, é que eu não desenvolvo mais projeto ma se ainda estivesse nesse ramo eu realmente iria por esse caminho. Eu experimentaria usar o VectorWorks em um Mac. Essa combinação muda a vida dos arquitetos! Pode parecer engraçado, mas é sério. Conheço diversos arquitetos que utilizavam o esquema tradicional, AutoCAD rodando no Windows, mudaram pro Vector rodando no Mac e depois disso acham um absurdo as pessoas continuarem no sistema tradicional. O problema desse sistema é que ele é muito diferente. Você precisa estar aberto a algo totalmente novo e isso não é fácil.

Porquê de uma mudança radical assim? Porque o Vector é amigável, fácil de usar, produz desenhos lindos, cheios de hachuras coloridas e os cortes, fachada e maquete são desenvolvidos simultaneamente, igual ao ArchiCAD, só que bonito e fácil. Já ia me esquecendo, plotar no Vector é tão difícil quanto imprimir um texto do word. Somando-se a essas características a estabilidade do Mac, você vai ter um sistema imbatível.

Desbravar esse território por conta próprio eu acho loucura, ok? Procure por cursos específicos. O VectorWorks também está disponível para windows, o que pode facilitar a transição, mas não deixe de lado a ideia do Mac, isso pode dar um belo upgrade nos trabalhos do seu escritório.

Você pode fazer o download de uma versão TRIAL do VectorWorks clicando aqui.

14 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • O resultado final do ARchiCAD não é tão bonito quanto o do Vector e ele não é tão amigável. O Vector é fácil de usar, tem precisão e o resultado final encanta!

  • Estou neste dilema, A alguns anos procuro um programa que me de agilidade e caí no conto do Revit… depois de 2 anos trabalhando com o programa, estou irritado, achando tudo engessado e que meu trabalho está sendo limitado pelas limitações do próprio programa, alem de achar o programa extremamente complexo e quase nada intuitivo.

    Eu aprendi o Vector no meu segundo período da faculdade, isso já fazem 13 anos e nunca mais mexi pois na época era extremamente complicado a plotagem, mas hoje estou pensando seriamente em me aventurar no Vector, ainda mais que sou usuário Mac e sou obrigado a utilizar o Boot Camp com o windows.

    • Oi Silvinho, muito bom seu comentário, é o depoimento de quem sentiu na pele. Minha esposa tem tanta intimidade com o Sketchup que projeta diretamente nele. Você consegue imaginar isso no Revit? Impossível!

    • Moita, eu já até fiz alguns projetos que eu iniciei no revit, mas não consegui um resultado satisfatório na apresentação burocrática da prefeitura, isso me desanimou mais um pouco.
      Procurei na net um vector 2015 em português para poder fazer uns testes e não achei nada de ativação. Você tem alguma ideia onde procurar?

      Outra coisa, o que vc me indica para renders para mac?

    • Eu não uso o mac p render nenhum, nunca consegui o the render, o que vc tinha disponibilizado só veio o .exe

      Hj apesar das limitações eu ainda uso o revit e esta semana eu comecei a fazer algumas experiências com a opção de link do arquivo do revit com o 3dmax, superficialmente eu estou achando muito interessante.

  • Durante o curso de arquitetura eu aprendi inicialmente Archicad, porém no último ano do curso e agora na minha carreira profissional, migrei para o Revit.
    Desconheço o Vectorworks e até fiquei curioso lendo o artigo acima, mas o que me causa receio é justamente o que me fez migrar do archicad para o revit que é a base de usuários que já é grande e esta crescendo. Como V-ray for Revit a caminho a coisa tende a ficar melhor ainda. A única coisa que realmente não gosto no revit é a parte de topografia e landscape.
    Sobre o Mac, o Archicad também possui versão para OSX e eu não vejo a hora de sair uma versão do Revit.

  • Moita, olá.

    Você tem algum histórico do AutoCAD Architecture ou feedback sobre o mesmo. A pergunta é porque uso o mesmo para gerar minhas maquetes desdea versão 2008 e acho um programa excelente, pois temos opção de cortes automáticos, renders e para quem é usuario de AutoCAD tem-se a grande vantagem é o mesmo AutoCAD só que com ferramentas 3D justamente para Arquitetos, outra pergunta é porque a Autodesk não focou justo nele para ser BIM, porque dar vida ao REVIT, sendo que o Architecture já foi uma continuação do ADT – Architectural Desktop da Autodesk. Vai entender! Hoje uso a versão 2014 e exporto para o MAX para gerar terrenos e outros itens mais fáceis.

Artigos Recentes

Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

  • v-ray-render-600x500_REV02.jpg