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Nesse vídeo eu mostro 3 formas diferentes de se criar material de água no V-Ray para SketchUp. Em 2 minutos, claro 🙂
➜ No 1º método eu utilizo um material pronto do próprio. Na biblioteca “liquids”, arraste o material “water” para a lista e aplique no objeto. Mas não se esqueça de ajustar o fog color, do contrário sua água vai ficar preta quando renderizar.
➜ No 2º método eu utilizo uma textura de água do Mega Pack de Texturas. Aplicamos essa texturas no canal diffuse, definimos seu tamanho. Adicionamos reflexão, transparência e bump. No bump nós utilizamos a mesma textura do canal diffuse mas como o bump funciona apenas com imagens em tons de cinza, nós aplicamos um mapa do tipo color correction e tiramos toda a saturação da imagem.
➜ No 3º método nós utilizamos um mapa procedural. Deixamos o canal diffuse na cor preta, reflexos no máximo, refração no máximo, e adicionamos o mapa NOISE B no bump. Você pode utilizar diversos outros mapas e o resultado será tão bom quanto. Por exemplo: marble, smoke, celullar e o próprio mapa water.
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Diogo Moita

Esse blog é uma fonte softwares, bibliotecas e cursos para quem trabalha ou quer trabalhar com maquete eletrônica. Você vai encontrar tutoriais sobre modelagem 3D e renderização com softwares como 3ds Max, Vray, Sketchup, Lumion, Photoshop e muito mais. Esse blog serve tanto para os iniciantes quanto para os experientes.

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